PONTOS TURÍSTICOS DE ITANHAÉM 

 

Convento de Nossa Sra. da Conceição

Igreja matriz de Sant'ana

Monumento Mulheres de Areia

Casa da Câmara e Cadeia

Cama de Anchieta

Gruta de Nossa Sra. de Lourdes

Morros

Ilhas

Rios

 

CONVENTO DE NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO

Localizado no alto do morro do Itaguassú, construído em 1564, sendo uma das primeiras igrejas do Brasil, hoje transformado em museu.

 

IGREJA MATRIZ DE SANT'ANA

Localizada no centro da cidade, construída em 1761 toda em estilo colonial. Abriga a imagem de nossa senhora trazida de Portugal no século XVI que sofreu atos de vandalismo e foi restaurada recentemente.

 

MONUMENTO MULHERES DE AREIA

Monumento localizado entre as praias do Sonho e dos Pescadores, foi construído em 1972 no término da primeira versão da novela Mulheres de Areia gravada na cidade pela extinta rede Tupy de televisão.

 

CASA DA CÂMARA E CADEIA

Construída em 1829 possuí dois andares, tendo no térreo duas celas com paredes de 50cm de espessura e grades de ferro. Foi cadeia, câmara municipal, biblioteca pública, secretaria de esportes e turismo. Hoje o local é uma espécie de museu com fotos da cidade e documentos históricos, além de guias turísticos.

 

CAMA DE ANCHIETA

Localizada próximo à Praia do Sonho é uma formação rochosa em forma de abrigo. O Pe. José de Anchieta, em suas caminhadas, costumava parar para descansar nesse local.

 

GRUTA DE NOSSA SRA. DE LURDES

Gruta na encosta do morro que fica entre a praia do Cibratel e a Praia do Sonho. Possuí inúmeras imagens de santos. Freqüentemente são realizadas missas no local.

 

MORROS

Paranambuco Localizado entre a praia do Cibratel e a Praia do Sonho, possuí trilhas e oferece uma bela vista da cidade e do mar. No alto do morro, existe uma pedra que se assemelha a um rosto de mulher nos moldes egípcios, conhecida pelos moradores como a Pedra da Esfinge.
Sapucaitava

Entre a Praia dos Pescadores e o Rio Itanhaém, possuí uma trilha que corta a floresta nele contida e dá acesso a uma das mais belas vistas do mar: uma pedra plana na ponta do morro, a 20 metros de altura, permite aos visitantes sentir o ar fresco do mar numa profunda integração com a natureza.
Na temporada, guias turísticos acompanham os visitantes pelas trilhas.

 

ILHAS
Ilha das Cabras Rochas e vegetações formam essa pequena ilha que nas marés baixas pode ser alcançada a pé através da Praia do Sonho. 
Ilha Queimada Grande De médio porte, com grande quantidade de vegetação e água doce de nascentes, o que a tornou viveiro ideal para a jararaca-ilhoa, cobra hermafrodita de veneno letal. Seu acesso está condicionado ao acompanhamento de biólogos.
Ilha Queimada Pequena Formação rochosa truncada ao meio, que a divide em platô e morro. No platô a vegetação é inexistente, mas no morro há espécies da flora que se adaptaram ao meio. O costão do morro serve de abrigo para as gaivotas chocarem seus ovos.
Ilha do Conceição Conhecida popularmente como Laje, devido à ausência de vegetação, comporta um farol em atividade, que é possível se avistar do continente em noites sem brumas.

 

RIOS

Rio Branco Lindo espetáculo ocasionado pelo encontro das águas do Rio Branco com as águas do Rio Aguapeú.
Rio Itanhaém Atravessa a cidade proporcionando esportes náuticos como a natação, jet-ski, lanchas e barcos. No verão, está a disposição dos turistas as embarcações conhecidas como banana-boat.
Rio Preto Nasce na região de lamas negras cujos componentes orgânicos são hidratantes naturais. Suas águas são responsáveis pelo tom cinzento do mar na maré baixa.